segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Racionalidade Absoluta

Acabo de tuitar que o maior inimigo do homem é sua mente, o ser silencioso e imprevisível que parece agir de forma apartada de nosso querer. Quem, em sã consciência, deseja sentir ciume, raiva, medo ou insegurança? Ninguém opta por isso e, se fossemos marcianos e utilizassemos mais do que os míseros 10% de nosso cérebro, certamente seriam sentimentos extintos, a racionalidade que seria absoluta. Grande parte do ruim que nos assola é fruto exclusivo de nossa mente, do inimigo interno que dormita acima do nosso pescoço e está sempre pronto à certeira rasteira que levará ao fundo do poço. Disso surge a depressão, que te segura no quarto escuro, o medo, que te faz agredir, o pavor e a insegurança, que te congelam e impossibilitam a ação. De tudo achas que deves te defender, um soco nunca certo que tua mente faz crer real. Minha mãe diz que o grande inimigo do homem é sua mente. Cresci escutando isso e fiz verdade absoluta em minha vida. O grande trabalho do homem moderno é ir contra sua falta de razão, manter a racionalidade em sua vida mesmo se o comandante der ordens contrárias. E não esperem que escreva sobre a soluçao do problema, a dica infalível que trará a vitória contra o inimigo. Mais fácil que eu pereça, vítima mais do que certa de suas artimanhas.

7 comentários:

Mônica Campos disse...

Como diria João Guimarães “o que é doideira às vezes pode ser a razão mais certa e de mais juízo”

Belenâmbulo disse...

Fernando,
Acho que é o nosso querer pensado que parece agir de forma apartada do ser imprevisível que somos.
Grande parte do ruim que nos assola é fruto da não-aceitação - por parte da racionalidade - de sentimentos naturais inevitáveis como ciúmes, raiva, medo e insegurança. Daí surge a depressão, que nos faz achar que devemos nos defender de nós mesmos.
O grande trabalho do homem moderno é ir ao encontro de sua falta de razão, conciliando-a com a racionalidade quando esta subalterna se insurgir contra as ordens do comandante.

Abraço

Paula Peniche disse...

É.. tem muita verdade nisso! O pior de tudo, já dizia a minha vózinha, é que "mente vazia é a oficina do diabo"!

Jane M disse...

E se tem uma vítima certa e fácil das caraminholas mentais, essa é do sexo feminino e está na TPM. Afirmo e posso provar.
Bjo

Anônimo disse...

razão ou desrazão, que terá razão?
prefiro um copo de cerveja...
mm

Tanto disse...

Entre a razão ou desrazão, realmente, quem tem razão?

Anônimo disse...

Eu sei quem tem razão...

W