segunda-feira, 31 de maio de 2010

A nova Arca de Noé


Robert Gabriel Mugabe é Presidente do Zimbábue desde 1980. Chegou ao poder por meio do voto e desde então vem centralizando o poder em suas mãos, esmagando opositores e desenvolvendo uma ditadura deslavada, das muitas que brotam em solo africano. Mugabe não é um leigo, um simples chefe tribal sem conhecimento das coisas - ele foi professor primário no Zimbábue (antiga Rodésia), Zâmbia e Gana, tem diploma em Inglês, História e Educação em algumas das melhores universidades da África e obteve licenciatura em Economia na Universidade de Londres. Sua ditadura teve inspiração marxista, convenientemente abandonada logo após a queda da União Soviética. Dito isso, repito - não se trata de um leigo. Seis meses após chegar ao poder, em outubro de 1980, como forma de esmagar de maneira mais contundente seus adversários, Mugabe pediu ajuda a um de seus colegas, o então Presidente da Coréia do Norte, Grande Líder Kim Il-sung. Foi criada então a terrível V Brigada do Exército do Zimbábue, grupo carniceiro quase inteiramente composto de guerrilheiros da etnia shona, a mesma do Presidente.

Em agradecimento a favores prestados, o Presidente do Zimbábue presenteia o Presidente da Coréia do Norte com uma Arca de Noé

Isso possibilitou, em grande parte, que Mugabe continuasse comandando o Zimbábue quase que sem atropelos. E como forma de retribuir a ajuda dada à época, Mugabe resolveu presentear o atual presidente norte coreano, Querido Líder Kim Jong-il, filho de Kim Il-sung, com um presente inusitado, no mínimo: uma Arca de Noé. Isso mesmo - o Presidente Mugabe determinou que fossem capturados e enviados à Coréia do Norte casais de cada animal que habita em seus domínios, mais precisamente o Parque Nacional Hwange. Enfrentarão a viagem marítima de 11 mil quilômetros até sua morada final, o Jardim Zoológico de Pyongyang, casais de zebras, hienas e elefantes (estes com 18 meses de vida, ainda intensamente dependentes das mães), além de diversos outros. Segundo especialistas em vida animal, muitos dos selecionados não resistirão à viagem e outros morrerão por conta da não adaptação ao clima da Coréia do Norte, completamente diferente da África Austral.

"Muitos dos selecionados não resistirão à viagem e outros morrerão por conta da não adaptação ao clima da Coréia do Norte"

E quem se importa com isso? O Presidente Kim Jong-il, que tem fama de maluco e deve estar feliz com os bichinhos que ganhará? Ou o "esclarecido" Presidente Mugabe, ditador vitalício do Zimbábue e a quem caberia a proteção dos tais animais, dirigente "esclarecido" pelo menos em currículo? Não. Eles não. E o que nos resta? Lamentar e torcer que os animais cheguem vivos. E que em bendito golpe de sorte, os selecionados consigam sobreviver no clima inóspito que lhes será imposto pelos dois Presidentes, ditadores amalucados que deveriam, eles sim, estar atrás das grades.

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

Saramago e sua viagem do elefante foram postos no chinelo...