sábado, 28 de agosto de 2010

Movimento contra carreatas

Amanhã é domingo, dia escolhido por políticos para carreatas e motocarreatas, peregrinações barulhentas e confusas pelas ruas da cidade em dia que deveria ser de paz. Os veículos são guiados, em sua grande maioria, por detentores de ‘boquinha’ chamada DAS – pessoas que não têm muita opção diante do aviso de “participar ou partir”. Já outros participam pelo interesse de que, um dia, consigam a tal “boquinha”, e são poucos os que realmente gostam disso, tal qual uma amiga que explicou adorar carreatas, ou que a seguem por ideologia pura.
Diante dos muitos relatos de aporrinhação, de perturbação por conta do som altíssimo e dos transtornos no trânsito, me faço algumas perguntas:
- O candidato que perturba a tranqüilidade de toda uma população UNICAMENTE por seus interesses pessoais está apto a cuidar da coisa pública?
- O candidato que prejudica o trânsito, que cria caos numa cidade já caótica, será a melhor opção para governar alguma coisa?
- O candidato que passa ao lado de hospitais e clínicas, casas e apartamentos, com um som altíssimo, bombardeante, poderá defender saúde e educação pública?
Sinceramente, a minha resposta às três perguntas é NÃO!
Não está apto a cuidar da coisa pública, não está apto a governar nada e nem defenderá saúde e educação. Com tal demonstração absurda de desrespeito, acho que tal candidato só estará apto a cuidar das suas coisas e dos seus interesses - e minha crítica serve para todos os candidatos, entendam bem, aos que voto e aos que não voto!
Por fim, termino com mais uma pergunta: para que serve carreata?
Somente para demonstrar poder e força política, mesmo que se use a coação de servidores ou o interesse de outros. Ou seja: não tem nada de força política, meus amigos! – há somente medo de uns e interesse de outros.
E o interesse do povo que quer paz no domingo, a semana inteira de trabalho nas costas, esse não interessa a ninguém.

Nenhum comentário: