sexta-feira, 3 de setembro de 2010

De concreto, uma máfia existe

Quero fazer algumas considerações sobre o bafafa da quebra de sigilo fiscal de pessoas próximas ao Serra. Sem entrar no mérito jurídico da questão, algumas coisas me chamaram atenção:
[1] Por que os petistas resolveram fazer sujeira justo no quintal deles? O ABC Paulista é tradicionalmente ligado ao Presidente Lula. Foi lá que ele começou sua carreira, no movimento sindical, e é  lá que ele pretende morar quando deixar a Presidência. Cometer um crime dessa monta, ainda mais no ABC Paulista, significa chamar a atenção em verdadeiro tiro no pé.
[2] Será que os pretensos bandidos petistas foram tão inaptos ao ponto de não descobrir as pessoas certas sobre as quais obter informações comprometedoras? Digamos que pessoas ligadas ao PT tenham realmente feito isso, quebrado sigilo fiscal de parente, colegas e amigos de José Serra.  Pelo que sei, dentre todos que foram vitimados pelo crime, nenhum deles tem qualquer coisa de anormal que possa ser considerada constrangedora. Bandido reconhece bandido, corrupto reconhece corrupto. Será mesmo que a pretensa "máfia" petista se arriscaria tanto, deixando rastros e pistas do tamanho de elefantes, se não fosse para conseguir informações certeiras?
[3] Por que tal fato acontece justamente no momento em que Serra despenca e Dilma dispara, faltando pouco tempo para as eleições? Por que tal fato ocorre justamente quando Serra contrata um guru indiano, Ravi Singh, considerado um às em campanha política digital, mas também considerado uma espécie de Rasputin, personagem capaz de coisas ruins na calada da noite?

Feitas tais observações, concluo com duas possibilidades:

[4] Existe uma tal "máfia" petista que é burra: sujou seu próprio quintal, deu um tiro para cima ao obter de forma criminosa informações fiscais que de nada serviriam, e ainda criou um excelente mote para uma tentativa de alavancar a campanha de seu adversário.
[5] Existe uma tal "máfia" tucana que tenta ser esperta: direciona as provas todas para que o crime recaia sob um único possível suspeito (Dilma, ou PT, ou Lula, ou quem for contra), saem de coitadinhos já que as informações fiscais comprovam a honestidade e seriedade de pessoas próximas ao candidato Serra.
Fato é que dificilmente saberemos a verdade, não importa quem ganhe em outubro. Quem perde é o povo brasileiro, eu e você, mais uma vez feitos de bestas e de massa de manobra (não importa quem seja o culpado). Perde ainda a Receita Federal, sempre um bastião de moralidade e fonte de bons exemplo, agora usada como arma sombria por interesses escusos.
E entendam - esse não é um blog político, ligado de forma intrínseca a essa ou àquela corrente. Obviamente tenho minhas preferências, e algumas vezes elas ficam evidentes. Mas acima delas estão minhas insatisfações, a verdade e minha  inteligência. Que venham os culpados, se tivermos sorte, não importa quem sejam.

3 comentários:

. disse...

Cada vez que vejo uma matéria dessa na TV, tenho a certeza de que estão me chamando de idiota.

E como jornalista, sinto vergonha alheia do texto "O contador diz que foi contratado por terceiros e que não sabe por quem, mas garante que era pra prejudicar a campanha do Serra".

Me xinga logo!!

Tanto disse...

Não acredito que foi o Serra e não acredito que foi a Dilma. Quero acreditar que nenhum dos dois tem ligação direta com isso. Seria triste para um país ter candidato com tal naipe. Mas realmente é tudo muito bizarro, difícil de engolir e muito oportuno. Acredito que pessoas próximas, ou ligadas a pessoas proximas, tenham feito isso em ato de desespero, só não sei para qual lado.

Marise Morbach disse...

Ótima análise Tanto,um bom feriadão prá vocês.Amanha eu tô zarpando para o mundo dos piratas, rsrsrsr