quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Directo de Portugal

Bastou dizer que o blog estava sem imagens, somente com textos, e a Maria Regina Maneschy me mandou uma penca delas, retratos de Lisboa e dos portugueses que nós, os espertos brasileiros, bem podíamos copiar.
"Em Lisboa não existe fiação aérea massacrando a arborização das ruas e praças, diferente daqui graças à inteligência e sensibilidade da nossa CELPA. Como você pode ver, aonde é possível, as luminárias ficam nas paredes dos prédios e residências e a fiação corre subterrânea. Assim, Lisboa ilumina suas ruas e as adorna com essas belas luminárias e, ao mesmo tempo, preserva a arborização que dá à cidade um aspecto extremamente agradável, encantador."

Percebam o detalhe da caravela! Em Belém, por outro lado, o prefeito Duciomar mandou colocar pequenos pinguelos laranjas em todos os postes da Almirante Barroso. Viva os espertos!
"Junto vão duas fotos dessas coisas que só o fino senso de humor poderia criar. O "urinol" fica na entrada do Castelo de São Jorge e é uma pequena fonte que brota da rocha que tem sua água canalizada para o esgosto. Ali fizeram uma proteção para que os visitantes pudessem se aliviar sem serem vistos da rua. Por essas e outras é que eu acredito que temos que rever aquela ficção criada pelos brasilerios em torno dos portugueses. Enquanto Belém afunda na barbárie eles cultivam sua cidade, sua beleza e sua cultura. Apesar de tudo, prefeitos e congêneres, repetindo de memória o poeta, BEM BELELÉM! VIVA BELÉM!"


Nenhum comentário: