segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Origem dos números

Muitas pessoas, quando escrevem o número sete, colocam um pequeno traço bem no meio do número. Poucas pessoas sabem a razão dessa marca - mesmo porque, oficialmente, esse pequeno traço não existe. Se você digitar o número sete no computador, calculadora ou qualquer outro aparelho, facilmente vai perceber isso. Então resta a questão: de onde surgiu esse costume aparentemente sem explicação? Pois bem, voltemos muitos séculos atrás, aos tempos bíblicos, quando Moisés estava no Monte Sinai e lhe foram ditados os 10 mandamentos. Em voz alta ele foi anunciando tais regras à multidão, um por um, até que chegou no sétimo deles. Moisés então falou: "Não desejarás a mulher do próximo!" E foi então que, após um breve silêncio, a multidão começou a gritar em coro: "Risca o sete, risca o sete".

P.s.: não vou me desculpar por esta piada.

3 comentários:

TONI disse...

Hahaha... e eu que comecei a ler achando q era sério... Tanto vc, Tonto eu... rsrsrs.
A representação gráfica dos numbers, tem base na geometria, o número de ângulos q cada algarismo forma. O tracinho do sete não era pra diferenciar do um, era pra formar 7 ângulos... Pitágoras me ensinou no ano passado. Estivemos juntos em Andrômeda. T

Ida Lenir disse...

Quando comecei a ler teu post, pensei comigo:"nossa, como o tanto é culto!"
Nunca havia pensado no 7 com tracinho ou sem tracinho, kkk
Por isso a piada foi ótima,
beijinhos
www.diariodeumamulherdespeitada.wordpress.com

Helena disse...

hahahahahahaha