sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Paris 10 - Paris para crianças

Dentre todos os bons programas que armamos por aqui, três deles se destacam por serem inteiramente dedicados às crianças:

O Palais de la Découverte (Avenue Franklin Delano Rooseveld, 75008 - Metro Camps Elysées-Clemenceau) é um museu idealizado pelo ganhador do prêmio Nobel, Jean Perrin, desde os anos 30, para incentivar o estudo da física e da química. Ele foi instalado no Grand Palais, bem no início da Champs Elysées, e hoje mostra a ciências de forma prática para as crianças. Existem experimentos na área da química, da biologia, da matemática, da física e da astrologia. O Palais passa por reformar e deve ser totalmente renovado (encontrei muita coisa ainda da época que eu o visitava como estudante - e foi emocionante voltar ali e lembrar de tanta coisa boa do tempo que aqui morei). Mesmo com todas as limitações atuais, vale a pena levar as crianças lá e ver as bocas abertas diante de tanta coisa legal (Plena tarifa - 7 euros - Tarifa Reduzida - 4,50 euros - Suplemento Planetário - 3,50 euros).

Outro lugar bacana é a Cité des Sciences e Industrie, que fica em La Villette (bem afastado do centro, no 30, avenue Corentin Cariou - Metro Porte de La Villette). A Cité é mantida pelo mesmo grupo do Palais, a Universcience, que por sua vez é mantido pelo Governo Francês. E o nome Cité, que significa cidade, faz jus ao local - é uma verdadeira cidadela construída e dedicada ao que há de mais moderno no mundo - aviões a jato, carros elétrico e foguetes maravilhosos, barcos movidos a energia solar e uma ala inteira dedicada às novidades do design. Também tem uma parto nova sobre pirataria ao redor do mundo e sobre genética - tudo em completa acessibilidade para portadores de necessidades especiais e idosos - e tudo com acesso liberado para toques e todos os demais sentidos das crianças (e adultos) curiosas. Lá também fica a Géode, cinema inaugurado em maio de 1985 com uma tela de 1000 metros quadrados e um sistema sonoro de 21 mil watts. Nem precisa falar mais nada, não é? Vimos um filme sobre o telescópio Hubble - e é incrível como uma iniciativa destas muda uma criança - Maria não parou de me fazer perguntas e ainda quis ler mais na internet, chegando em casa (Plena tarifa - 20,50 euros - Tarifa reduzida - 16 euros - Menores de 6 anos - 9 euros)!

Por fim, hoje, dia 28 de janeiro, visitamos o Aquário de Paris. Apesar de ser um dos locais mais belos que já vi, fica quase esquecido, ofuscado pela presença da Torre e pelo fato de ainda ser novidade - ele foi inaugurado em 2006. O endereço: jardins do Trocadero, Metro Trocadero, justamente aquele que nos deixa na frente da Torre! Difícil competir. Mesmo assim, se tiver um tempo livre, mude sua vida e conheça o fundo do mar como você nunca viu. Seja conhecendo minúsculos peixinhos, ou o aquário dos enormes e majestosos tubarões, tudo ali é feito para te deixar bestificado. Não deixe de alimentar as carpas na Piscina dos Carinhos: os tratadores te dão a comida e você enfia a mão no tanque! É maravilhoso ver o peixes vindo e pedir comida, tentando abrir sua mão para pegar o jantar deles. Faça carinho nos peixes e deixe que eles beijem sua mão - eles não têm dentes. E se deixe ficar o tempo que for necessário - não é todo o dia que você visita um aquário de quase 3.500 metro quadrados, com 10 mil espécies de animais marinhos, no subsolo de Paris (Tarifa única - 19,50 euros).

São três locais perfeitos para crianças, dentre tantos outros, e digo isso após o teste perfeito: uma filhota de 10 anos, morrendo de frio e de saudade de todos. Ela adorou tudo e quer repetir alguns - o que faremos antes de partir.

Nenhum comentário: