segunda-feira, 11 de abril de 2011

Para Benedito, Estrella

Benedito Nunes morou por muitos anos na rua da Estrella, no bairro do Marco, Belém, até que a Estrella foi renomeada e passou a ser Mariz e Barros, a necessidade "premente" de que fizesse alusão à Guerra do Paraguai (apesar de que Estrella também fazia, não é Lafayette?). 
E foi assim que, durante muitos tempo, Benedito Nunes começou verdadeira guerra contra a mudança, guerra bem ao seu estilo - educada, inteligente e sem qualquer tipo de agressão. A marca mais incisiva a mostrar contrariedade diante da mudança é a placa, ainda fixada no muro do filósofo, indicando sua vontade de que permanecesse Estrella. 
Depois que Benedito Nunes morreu, muitas idéias de homenagens surgiram (algumas bem inusitadas), e acho que nenhuma o deixaria mais feliz do que a proposta do vereador Carlos Augusto, do DEM, apresentada à Câmara Municipal de Belém em forma de projeto de lei: nada tão grandioso como uma movimentada avenida ou calorento aeroporto, a responsabilidade de carregar o nome do ilustre paraense. Somente a singela mudança pretendida durante anos - que Mariz e Barros voltasse a ser da Estrella.
Amanhã, dia 12 de abril de 2011, às 09 horas, a viúva do filósofo, Maria Sylvia Nunes, o secretário de cultura do Estado, Paulo Chaves, mais as amigas Lilia Chaves, Andrea Sanjad e Regina Maneschy, juntamente com o vereador Carlos Augusto, participarão de audiência com o presidente da Casa, Raimundo Castro, para manifestar irrestrito apoio ao projeto que, no entender de todos era a mais pura vontade de Benezinho.
O filósofo por Luis Braga.
Benedito ri.
Para mais informações sobre o projeto, recomendo que leiam aqui: Blog do Carlos Augusto.

2 comentários:

Lafayette disse...

Exato, caro Fernando.

Mas, como disse José Duarte Valente, em "A história nas ruas de Belém: Marco e Pedreira", CEJUP, 1993, págs: 11/15, "...de Estero Bellaco – combate onde Osório cobriu-se de glórias", ... "...o povo em sua imensa e abissal sabedoria, trocou para da Estrela."

E, agora, voltará a ser Estrela, como o povo e o Bené sempre quiseram.

Anônimo disse...

A melhor das homenagens, certamente.