quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Goiânia-Belém-Curitiba


Amigos,
 
Desculpem a demora em mandar mais notícias sobre a situação do Lucas, mas nem sempre podemos ter o ritmo que queremos ou que as coisas requerem. De qualquer forma, antes de mais nada, nossos telefones continuam à disposição para qualquer notícia, dúvidas ou comentários, sempre ligados 24 horas.
 
Lucas infelizmente continua enfrentando situações cada vez mais adversas. “Na última viagem a Goiânia para realizarmos a punção (recolher a urina da bexiga), voltamos com a notícia de que os rins do Lucas estão, de fato, parados e cada vez mais machucados”.
 
Agora o problema é o líquido amniótico que cada vez mais vai se reduzindo, cada vez mais vai rareando. Talvez como muitos de vocês, tive que pesquisar um pouco sobre o assunto: líquido amniótico é o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos. Pouco fluido amniótico (oligohidrâmnio) pode ser uma causa ou um indicador de problemas para a mãe e o bebê (fonte: wikipedia). Já oligohidrâmnio é uma anormalidade no desenvolvimento gestacional que pode ser causada, exatamente, pela redução do fluxo de urina para o líquido amniótico, como consequência da ausência de formação dos rins ou por obstrução do trato urinário – justamente o caso do Lucas.
 
Dito isso, resta explicar que o que enfrentamos beira o gravíssimo: segundo informações do BabyCenter, o índice de líquido amniótico (ILA) no terceiro trimestre deve estar entre 5 cm e 25 cm. Um ILA abaixo de 7 cm é considerando um sinal de alerta. Um ILA abaixo de 5 cm pode fazer com que os médicos prefiram adiantar um parto. O ILA do Lucas está em 4 cm.
 
Diante de tudo isso, temos algumas certezas: [1] o parto do Lucas terá que ser adiantado – assim que a vida fora do útero for viável, o parto deverá ser realizado; [2] o Lucas precisará, assim que sair da barriga, de extremos cuidados na área de diálise, cuidados estes não encontrados em qualquer lugar do Brasil; [3] O Lucas, assim que nascer, precisará passar por um transplante renal, algo bem complicado quando levamos em consideração que se trata de bebê.
 
Isso tudo, lógico, se não conseguirmos um razoável retorno das funções renais do Lucas pela via medicamentosa e da estimulação – mas temos que estar preparados para toda e qualquer possibilidade.
 
E foi assim que começou uma intensa busca por opções de centros especializados em transplantes renais e diálise em bebês e crianças. Dentre todos, um se destacou em Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe, um dos maiores complexos pediátricos de média e alta complexidade do país, com uma estrutura fenomenal –390 leitos para internamento e quatro UTIs - cardíaca, cirúrgica, neonatal e pediatria geral – que totalizam 60 leitos. Alguns pontos do que li no site da instituição me deixaram bem felizes: no Hospital Pequeno Príncipe o atendimento não é a simples soma das atuações de cada especialidade – os serviços se integram e se complementam, tendo sempre a criança como referência central.
 
A maior vantagem deste centro, fora toda sua expertise, é a proximidade e intercâmbio com outro grande hospital infantil, desta vez uma instituição pública mantida pelo Governo do Paraná, o Hospital Infantil Waldemar Monastier. Ele fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba e foi inaugurado em 2009 dentro do projeto de regionalizar a saúde pública. Este hospital atende pacientes de média e alta complexidade e trabalha em perfeita sintonia com o Hospital Pequeno Príncipe por meio de convênio firmado entre as instituições.
 
Se existe um local no qual o Lucas pode ser tratado, creio firmemente que este é o local.
A Thaynara e o Estevão viajam hoje para Curitiba para uma primeira série de exames e verificações, além de todos os contatos necessários à continuidade do tratamento – e dentro em breve a Thaynara, até mesmo pelo desgaste que representam as viagens, já deve ficar por lá tratando do que necessário for.
 
E por aqui, enquanto aguardamos, nos resta continuar com os pedidos de doações em dinheiro e com os eternos agradecimentos a todos que, de alguma forma nos ajudaram. Dentro em breve vamos procurar todos que doaram milhas aéreas para que possamos convertê-las nas necessárias passagens. E vamos continuar com todos os projetos, com todas as buscas para viabilizar várias outras ofertas de ajuda.
 
Também tenho uma calorosa nova mensagem da Thaynara para todos:
 
“Quero aproveita a oportunidade (...) e agradecer aqui a todos que nos ajudaram enquanto estávamos indo a Goiânia, a todos que nos estenderam a mão e se dispuseram a abrir a porta de suas casas para nos receber  e impedir que gastássemos com diárias caras em hotéis; e aqueles que nos abençoaram com as passagens aéreas. Desejamos e oraremos muito para que o Deus Todo Poderoso abençoe grandemente a vida de todos vocês. Não há como agradecer em palavras, e como já disse, eu gostaria de poder abraçar a todos que ajudaram de alguma forma. Meu coração, apesar de tudo que está acontecendo, se alegra muito ao ver gestos como muitos que vimos. Obrigada mesmo.”
 
Por fim, só para deixar todos bem cientes das coisas: logo a Thaynara não vai mais poder se deslocar em avião, tendo que permanecer de forma quase definitiva no centro médico onde, ao fim, será realizado o restante do tratamento, o parto, a diálise e o transplante. Pode ser que esse centro seja realmente em Curitiba, mas, como dito acima, isso realmente depende de fatores que só teremos ao fim dessa ida deles à capital paranaense.
 
Por esse motivo a Thaynara pede ajuda de todos que possam dar qualquer informação acerca de clínicas, hospitais ou médicos em qualquer local do Brasil, que, por ventura, sejam referências nesse campo da medicina. Futuramente também vamos precisar de ajuda no que se refere a possibilidades de emprego para o Estevão, no local onde as coisas forem acontecer, Curitiba ou não, assim como opções de escola para o João Pedro, irmão mais velho do Lucas que precisa ficar junto dos pais.
 
E para todos que queriam conversar, ajudar ou pegar mais informações, e para aqueles que também queiram confirmar a veracidade disso tudo, aqui seguem as coordenadas:
 
Thaynara Freitas (91) 8291-0974/9121-3237
Estevão: (91) 8336-2779/8764-1219
Facebook: http://www.facebook.com/thaynarafreitasc
E-mail: thaynarafreitas.c@hotmail.com
admestevaosouza88@gmail.com
 
Conta da Thaynara Freitas
Banco Itaú
Agência 2939
C/C: 22247-3
 
O contato aqui do blog continua 24 horas ligado, o (91) 8131-2333 – Fernando Gurjão Sampaio.

Mais uma vez, obrigado a todos por isso.

Um comentário:

William Almeida disse...

Venham que estamos esperando vocês de braços e coração abertos!